terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

** Sensibilidade **

Minha tia me contou essa história e achei muito legal:

Há alguns anos atrás, nas Olimpíadas Especiais de Seattle, nove participantes, todos com deficiência mental ou física, alinharam-se para a largada da corrida dos 100 metros rasos.

Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar. Todos, com exceção de um garoto, que tropeçou no asfalto, caiu rolando e começou a chorar.

Os outros oito ouviram o choro, diminuíram o passo e olharam para trás. Então eles viraram e voltaram. Todos eles. Uma das meninas, com Síndrome de Down, ajoelhou, deu um beijo no garoto e disse: “ - Pronto, agora vai sarar.”

E todos os nove competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada.
 
O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos. E as pessoas que estavam ali, naquele dia, continuam contando essa história até hoje.

Talvez os atletas fossem deficientes mentais … mas, com certeza, não eram deficientes da sensibilidade …

E lá no fundo, todos nós sabemos, o que importa nesta vida é mais do que ganhar sozinho. O que importa nesta vida é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir o passo e mudar de curso.

**** O valor de um sorriso ****


Não custa nada e rende muito.....
Enriquece quem recebe,sem empobrecer quem dá...
Dura somente um instante,
mas seus efeitos duram para sempre...
Ninguém é tão rico que dele não precise...
Ninguém é tão pobre que não possa dar a todos...
Leva a felicidade a todos e a toda parte...
É o símbolo da amizade, da boa vontade...
É o alento para os desanimados,
repouso para os cansados,
raio de sol para os tristes,
ressurreição para os desesperados...
Não se compra, não se empresta...
Nenhuma moeda do mundo pode pagar o seu valor...
Não há ninguém no mundo que precise
tanto de um sorriso,
como aquele que não sabe mais sorrir...

Sorria sempre que puder... 
E lembre-se de que existem pessoas que gostariam de sorrir mas não podem!


sábado, 19 de fevereiro de 2011

Minha Casa

Achei uma foto antiga da minha casa....

Ela foi construida há mais de 50 anos...

Também já foi residência de freiras católicas que davam aulas de música, datilografia e educação especial quando minha mãe era pequena...

Hoje é meu castelo!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Um gambá de estimação


Este gambá vive no quintal da minha casa.







Este é o filhote dele que vive no saco de ração dos cachorros....









 Olha o filhote aí de novo... fez um ninho na caixa de enfeites de Natal.

Ela já é mamãe,  está com um filhotinho peladinho mamando na barriga.


Pra quem não sabe o gambá é um marsupial - seus filhotes nascem na forma de embrião e pesam duas gramas, aproximadamente e seu desenvolvimento ocorre na bolsa materna da mãe,  como o canguru.

Homenagem às vovozinhas



 O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos,  eles são o suporte afetivo de pais e filhos  e, às vezes, até suporte financeiro. 

Não é a toa que se diz que os avós são pais duas vezes. As avós são também chamadas de "segunda mãe", e os avôs, de "segundo pai", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.

Celebrar nossos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.

O  Dia dos Avós é comemorado em 26 de julho, e esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. 

Século I a.C. - Conta a história que Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos. Devido a sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Nadando com Arraias

Outra aventura que recomendo: nadar com arraias.  

As arraias são peixes cartilaginosos, possuem o corpo achatado, nadadeiras peitorais muito desenvolvidas no mesmo plano do corpo formando um disco e cauda normalmente fina onde se alojam os ferrões. Estes, quando presentes, são o maior risco pois possuem a forma de ponta de flecha, todo farpado. 

As arraias, que vivem tanto no mar quanto em rios, são mansas e só atacam quando se sentem ameaçadas.




 Quando ela sente-se ameaçada levanta o ferrão que fica perpendicular ao fundo. Uma pessoa entrando ou saindo do mar por uma praia pode ter o pé espetado por este eficiente dardo de defesa que causa muita dor e as vezes séria inflamação. É lógico que a arraia não vai ficar parada a espera de ser pisada, isso só acontece quando ela é acuada ou está muito ferida.

Eu Amo Girafas!!!

A girafa é um animal único. O pescoço comprido e as enormes pernas conferem à girafa um movimento e uma elegância excepcionais.
  

Elas têm o corpo relativamente curto, em comparação com o comprimento das pernas e do pescoço. Medem aproximadamente de 3,60 metros a 4,00 metros. O comprimento do corpo pode ultrapassar os 2,25 metros...


Voce sabia....

  • que apesar do aspecto longilíneo, a girafa é um dos mamíferos mais pesados do mundo, com o elefante e o rinoceronte-negro?  Ela pesa aproximadamente de 800 a 1.400 quilogramas. 
  • que olhando para ela  temos a impressão de que suas pernas dianteiras são maiores do que as traseiras e que o corpo parece estar inclinado para baixo, na parte de trás? Isso ocorre porque, embora as pernas sejam todas do mesmo comprimento, as pernas da frente parecem mais longas por causa do formato dos fortes músculos do topo da pernas e no início do pescoço.
  • Apesar de ser muito longo, cerca de 3 metros, o pescoço de uma girafa se sustenta em apenas 7 ossos – possui apenas sete vértebras cervicais típicas na maioria dos mamíferos. Tem a mesma quantidade de ossos que o pescoço de um homem, assim como de um rato, a única diferença é que eles são alongados e bem maiores. Para se ter uma ideia comparativa, o pescoço dos pássaros tem 14 vértebras, o dobro do pescoço da girafa!
  • O cérebro de uma girafa, com menos de meio quilograma, é pequeno em relação ao tamanho de seu crânio.
  • A língua da girafa é longa, áspera, flexível e de coloração escura. Utilizam-na, junto com o lábio superior, para arrancar as folhas dos ramos mais altos das árvores. Sua língua pode alcançar mais de 40 centímetros de comprimento! Dizem que ela consegue limpar o nariz e as orelhas com a sua própria língua!  Será?

Meu companheiro: o vovô

Vovô Ivani,

Não existem palavras suficientes para expressar tudo que você significa para nós, seus netos, e para nossa família.

Somos abençoados com a sua presença. Você e a vovó são: a rocha sólida que sustenta nossa família, a força que nos mantém unidos, os anjos da guarda que nos protegem, o colo que sempre nos acolhe e você, o herói que nos inspira.

Sabemos que tudo o que temos é fruto da sua escolha, da sua vontade... você nos escolheu, optou por colocar sua família em primeiríssimo lugar, em ser fiel a nós, pai e avô dedicado e nos manter juntos a qualquer custo, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença... É por isso que sempre vencemos todos os obstáculos juntos - “um por todos e todos por um”.

Vovô, nesse mundo tão triste e injusto, com tantas famílias se despedaçando por motivos tão pequenos, tão banais, é o seu exemplo que dá sentido à nossa vida e nos faz entender o significado mais bonito da palavra “família”.

Você é o modelo de pai a ser seguido: um modelo de virtude, de honestidade, humildade, humanidade, amor ao próximo, abnegação e tantos outros adjetivos de perfeição que podem lhe ser dedicados.
.
Infelizmente, são raras as famílias que têm a sorte de contar com um patriarca tão abnegado e presente, um guia para todas as ocasiões. E nós, seus netos, temos tanta sorte em tê-lo como nosso avô, nosso amigo, nosso companheiro e nosso anjo da guarda. Você é único!

Que Deus nos conceda o privilégio de sempre tê-lo ao nosso lado para continuar a conduzir com sabedoria as nossas vidas.

Muito obrigado por nos ofertar o seu amor, seu colo, a sua mão, o seu apoio todas as vezes que precisamos. Sabemos que sua vida foi toda dedicada à nós. Você é o melhor avô e o melhor pai do mundo.

Somos gratos a Deus por você existir em nossas vidas. Você sempre será nosso querido avozinho, nosso amigo e GRANDE COMPANHEIRO!

Com amor,
                                      Ana Helena e Arthur.


* Os pássaros *

  
Uma aventura que eu recomendo:   estar com centenas de pássaros coloridos que sobem em cima e voam em torno de você.  

Você sente seu coração bater quando algum deles desliza em seu braço ou  dá pequenas bicadas em sua mão ao alimentá-los.

Quem sabe, futuramente, eu decida me dedicar à Ornitologia?




Ornitologia é o ramo da biologia que se dedica ao estudo das aves a partir de sua distribuição na superfície do globo terrestre, das condições e peculiaridades de seu meio, costumes e modo de vida, de sua organização e dos caracteres que as distinguem umas das outras, para classificá-las em espécies, gêneros e famílias.

* O Beijo do Golfinho *




Os Golfinhos são mamíferos e não peixes. 
Eles são animais de sangue quente, dão à luz a um filhote de cada vez e são animais muito sociáveis, tanto com os seres humanos com outros animais.
Existem 37 espécies conhecidas de golfinhos entre os de água salgada e doce. 

O carinho entre humanos e golfinhos vem desde milhares de anos atrás. De acordo com a Mitologia Grega, os golfinhos são anjos do mar e mensageiros dos Deuses.  Na Grécia Antiga eles foram referenciados como salvadores, seres divinos, razão pela qual mantinham um santuário do que eles consideravam ser o Deus Golfinho.

* Amigas para Sempre... *

" Todas as riquezas do mundo não valem um bom amigo." (Voltaire)


"Ana Helena Adormecida e Bianca de Neve"  

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Cavalgada - que delícia

Comecei a me interessar por equitação ao acompanhar meu irmão na Equoterapia.

O convívio com cavalos é maravilhoso, divertido e muito produtivo principalmente quando usado como instrumento para fins de saúde, educação e lazer.   

Os benefícios são inúmeros (físicos, mentais, sociais e emocionais).  O cavalo proporciona ao corpo movimentos rítmicos e naturais, de uma forma semelhante a marcha humana, melhorando o equilíbrio, a postura, o controle motor, a mobilidade e as atividades funcionais. Além disso, a equitação terapêutica melhora a concentração, o processamento dos pensamentos, a habilidade para articular as emoções e orientação espacial. 

Adoro cavalgar com a vovó.   Toda criança deveria ter oportunidade de experimentar esta atividade.

*** As Aventuras de Ana Helena ***




   "   Viver é a coisa mais rara do mundo. 
A maioria das pessoas apenas existe."    
(Oscar Wilde)


A vida é uma grande aventura.  
Adoro viajar, conhecer lugares e pessoas novas, fazer amigos.
Pratico equitação, curto a natureza e animais de estimação.  
Gosto de ler, escrever e desenhar;  dançar, representar e cantar.
Viver é uma arte!



quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O sonho de transformar o mundo


Eu e o Arthur gostamos de fazer amigos.
Sabemos que as pessoas não são iguais.
Mas somos todos a semente do futuro.
Trabalhando juntos, cada um pode fazer um pouquinho,
no final, o mundo seré melhor.