domingo, 19 de maio de 2013

Abiú

 
Esta semana provei uma fruta nova chamada Abiú.

A palavra abiú é de origem indígena,  vem do tupi-guarani e significa Fruta com ponta.

Trata-se de uma fruta típica da região amazônica mas que se adaptou ao cultivo nas regiões litorâneas do Oiapoque (AP) até Santos (SP), podendo ser cultivada em quase todo o país.

Árvore frequentemente com até 10 metros de altura, que prefere solos profundos e humosos,  tronco de casca áspera, copa densa e esgalhada, com folhas lisas e brilhantes, flores pequeninas, brancas com pétalas amarelo-avermelhadas e aparecem diretamente do tronco, nos ramos desnudados abaixo das folhas.

A forma da fruta difere bastante de uma variedade para outra, podendo ocorrer frutos inteiramente redondos, ovais e mesmo alongados, globoloso todos eles do tamanho aproximado de um ovo grande de galinh. Sua superfície é lisa e contém uma polpa gelatinosa, branca ou amarelada, às vezes adocicada, às vezes sem sabor e, às vezes, para o prazer de muitos, dulcíssima. A polpa branca é mucilaginosa e muito doce, e envolve uma a quatro sementes lisas e pretas. Pode ser consumida ao natural  mas algumas pessoas fazem geléia. 
 
                  Como fruta fresca, deve ser consumida exclusivamente quando estiver bem madura e amarela, pois, do contrário, sua casca libera um leite branco e viscoso que adere aos lábios... SE BEIJAR GRUDA NA OUTRA PESSOA!

Esse leite viscoso é  mesmo látex, o mesmo que sai da casca da árvore e que é utilizado na produção de cola e de remédios caseiros.
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

" É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato".

Mas lembre-se que a internet não tem limites territoriais, éticos ou morais, impondo a necessidade de moderação com intuito de proteger os usuários do blog e respeitar as diferenças.

Assim, me reservo o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, preconceituosos, difamatórios, caluniosos, que sejam de alguma forma prejudiciais a terceiros ou textos de caráter promocional.