sexta-feira, 31 de maio de 2013

Cores da Natureza: URUCUM



Visitando a fazenda, encontrei essas sementes lindas, vermelhinhas e fiquei curiosa.


O que é?  Para que serve?


Fui pesquisar...


Isso é URUCUM.




 
Segundo o WIKIPEDIA - Urucu, ou urucum, é o fruto do urucuzeiro ou urucueiro (Bixa orellana). Apresenta grandes folhas de cor verde-claro e flores rosadas com muitos estames. Seus frutos são cápsulas armadas por espinhos maleáveis, que se tornam vermelhas quando ficam maduras. Então se abrem e revelam pequenas sementes dispostas em série, de trinta a cinquenta por fruto, envoltas em arilo também vermelho.




O urucum é utilizado tradicionalmente pelos índios brasileiros (juntamente com o jenipapo, de coloração preta) como fonte de matéria prima para tinturas vermelhas, usadas para os mais diversos fins, entre eles, protetor da pele contra o sol e contra picadas de insetos; há também o simbolismo de agradecimento aos deuses pelas colheitas, pesca ou saúde do povo.



Nós conhecemos isso sim, ele é muito utilizado para fazer comida, com o nome de coloral.

O coloral é feito no pilão com sementes de urucum, azeite e fubá. Depois de pilar bem passe em peneira. Muito rico em vitamina C.

A diferença entre páprica e coloral, é que o primeiro é feito de pimentão vermelho moído, e o segundo de urucum.

A páprica é bem diferente. Deve-se secar o pimentão no forno, depois moer no liquidificador e por fim, passar em peneira.
Legal, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

" É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato".

Mas lembre-se que a internet não tem limites territoriais, éticos ou morais, impondo a necessidade de moderação com intuito de proteger os usuários do blog e respeitar as diferenças.

Assim, me reservo o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, preconceituosos, difamatórios, caluniosos, que sejam de alguma forma prejudiciais a terceiros ou textos de caráter promocional.