domingo, 9 de setembro de 2012

Mapati - a uva da amazônia


Esta semana eu conheci a fruta chamada mapati ou uva-da-amazônia (Pourouma cecropiifolia) - ADOREI!

Resolvi, então pesquisar sobre ela.

Me pareceu uma mistura de jaboticaba com uva - um fruto globoso de mais de 3 cm, com  polpa suculenta, firme e muito doce, produzida em grandes cachos.

 

Ao contrário da jaboticaba, cada fruto possui somente 1 semente, grande, com formato aproximado de um coração.

Li que é comercializada em feiras livres na região amazônica, para ser preferencialmente consumida ao natural, como fruta de mesa ou usada no preparo de geléias e vinhos. No Peru se prepara uma bebida semelhante ao café, a partir das sementes torradas e moídas.

 
Minha tia fez um suco muito gostoso pro Arthur, mas teve que estourar uma por uma na peneira e coar... percebemos que ela oxida rápido demais e a cor do suco muda.

Trata-se de uma planta dióica (flores masculinas e femininas em indivíduos diferentes) e para cultivá-la precisa-se  plantar pelo menos quatro a cinco árvores.

Uma árvore adulta produz cerca de 50 kg de fruta por temporada. Percebi que apesar de ser originária da Amazônia Ocidental ela está perfeitamente adaptada às condições da Região Sudeste, onde frutifica entre agosto e janeiro. 



Um comentário:

  1. Olá boa noite. Vc tem sementes de MAPATI para vender??? Qual o preço??? jotinha1667@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante.

" É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato".

Mas lembre-se que a internet não tem limites territoriais, éticos ou morais, impondo a necessidade de moderação com intuito de proteger os usuários do blog e respeitar as diferenças.

Assim, me reservo o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, preconceituosos, difamatórios, caluniosos, que sejam de alguma forma prejudiciais a terceiros ou textos de caráter promocional.