quinta-feira, 16 de maio de 2013

Meu irmão - um vencedor!

Estou muito feliz, este mês meu querido irmão disparou a andar sozinho, sem procurar por apoio ou segurar a mão de alguém.   Ele vai fazer 8 anos, já tinha dado alguns passos sozinho antes mas deve ter se assustado com alguma coisa e só aceitava andar com alguém segurando ele.

No ano passado, vovô deu uma cama elástica enorme para ele e ele começou a andar sozinho nela, onde apesar de ser mais difícil ter equilíbrio, ele se sentia seguro.

Mas finalmente, este mês, em uma noite muito feliz, quando todos já estavamos deitados, Arthur desceu da cama e andou sozinho e foi acordar a família toda para ver sua novidade.


 

Meu irmãozinho é um garoto calmo, carinhoso e engraçado. 

Muitos que olham para ele e enxergam pouco, veem um garoto doente, deficiente, com muitas limitações.  Eu acho que essas pessoas é que são deficiêntes pois, apesar de terem o dom da visão, são cegas!

Sabe qual é o lema dele?  "Desistir nunca e retroceder jamais!

Minha tia conta que, quando ele tinha 2 meses de vida, recebeu sua primeira carta de despejo, por parte da medica chefe de um hospital que disse que ele não tinha "expectativa de vida", era completamente surdo, não iria andar, sentar ou sequer ter controle da propria cabeça e jamais passaria dos 5 anos de vida.  Que médica burra!

Burra por subestimar a capacidade de um ser humaninho extraordinário e cheio de vontade de viver e com uma família cheia de amor para dar e disposta a tudo para garantir sua segurança.

A tal "expectativa de vida", ou seja,  o número de anos que podemos viver não é determinado somente por nossas ações, mas por uma conjunto de fatores que não podemos controlar, em especial a genética. Mas o modo de vida e o ambiente onde se vive podem influenciar muito.

Persistir é manter seus objetivos sempre no foco e mesmo nas maiores dificuldades ou enfrentando obstáculos que poderiam se tornar intransponíveis, você resistir e continuar.  Taí uma das maiores qualidades do Arthur: sua persistência.

Todo mundo fica feliz quando o filho começa a andar, não é?  Pois é, parabéns pra todas as crianças que andam... acontece que isso não é nada para quem tem saúde e nasceu sem qualquer problema.

Mas para Arthur, andar veio com muito mais sacrifício, quantos obstáculos, quantas batalhas ele venceu para sentar, ganhar equilíbrio, ficar de pé até poder até poder dar os primeiros passos independentes,  - isso sim tem gosto de vitória!

Dá pra imaginar todo o esforço dele para conseguir andar? engolir? segurar a própria mamadeira e mamar? jogar videogame sozinho? segurar o mouse?  Cada coisa que ele faz é infinitamente muito mais difícil e por isso merece ser reconhecido.

Qual o mérito em conseguir tudo da forma mais fácil?  O mérito da vitória não está no resultado propriamente dito mas no caminho que se percorreu até chegar a ela!

Arthur, temos muito orgulho de você!

Um comentário:

  1. Parabéns, Arthur! Soem clarins! Rufem tambores! Alegria por você, pela sua família batalhadora e por sua prima-irmã Aninha!
    Beijos a todos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante.

" É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato".

Mas lembre-se que a internet não tem limites territoriais, éticos ou morais, impondo a necessidade de moderação com intuito de proteger os usuários do blog e respeitar as diferenças.

Assim, me reservo o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, preconceituosos, difamatórios, caluniosos, que sejam de alguma forma prejudiciais a terceiros ou textos de caráter promocional.